Estacionar o carro automático em “P” sem o freio e mão é correto? Veja se você está fazendo o certo!


Você já deve ter tido essa discussão com alguém não é mesmo?! Vimos pessoas utilizando esta posição do câmbio como freio e abrindo mão de puxar o freio de mão ao estacionar, porém não é o correto, sabe por quê?

Quando utilizamos essa forma de deixar o carro estacionado sem o uso do freio de mão, colocamos todo o peso do carro em uma trava que não foi projetada para isto. Se fizer um teste de estacionar o carro desta forma, assim que voltar a movimentar o câmbio da posição “P” para qualquer outra posição, iremos ouvir um estalo (principalmente quando se está em uma rua íngreme), e é ai que mora o perigo, este barulho é exatamente a trava que está sendo forçada.

Com o tempo essa trava pode ser danificada e causar um problema bem grande para o proprietário do carro, algo que poderia ser evitado com um simples procedimento que garante a segurança do carro estacionado e a durabilidade da trava do câmbio.

Ao estacionar o correto é puxar o freio de mão, levar a alavanca do câmbio na posição “N”, tirar o pé do pedal de freio, esperar o carro ficar totalmente preso pelos freios e por fim, colocar o câmbio na posição “P”.

Viu como não é difícil? Evite danos ao câmbio do seu carro, faça o certo. 

 

Luiz Soares

Designer, Jornalista e Amante do Automobilismo!

Leave a Comment


Your email address will not be published.